sexta-feira, 19 de junho de 2020

Últimas 19/06/2020! O dia em que o América venceu o poderoso Goiás, há 29 anos.


No dia 1 de Setembro de 1991, eu vi pela primeira vez o América de Morrinhos, na época o único time de Morrinhos. Lembro- me como se fosse ontem daquela tarde de domingo com o estádio João Vilela Lotado com 3.540 pagantes, porém o público era bem maior, pois com 12 anos eu pagava. Durante a semana o técnico Eulario Roberto, tido como altamente defensivo pela imprensa, após dois empates, um com o forte Pires do Rio de Augusto e Evandro e cia em 2x2, porém em Morrinhos, e outro com a Anapolina em 0x0 em Anápolis, tinha promovido uma mudança na defesa, na qual Luiz Henrique ganhava a posição de Flavio na zaga. Era muito difícil acreditar em vitória contra o forte Goiás.



Porém a vitória veio com um gol de Renatinho aos 24 minutos do 1º tempo, sendo que o Leão se fechou e segurou de todo jeito a forte pressão do Goiás, que ficou ainda maior após o árbitro da partida Vilmar Aris expulsar Luiz Henrique e Hamilton do América. Entretanto, o time foi guerreiro, segurando até o final para a minha alegria e a da torcida do Mecão. Abaixo você confere uma regravação do gol de Renatinho, gravado pelo amigo Rodrigo Alves da rádio CBN Goiânia.


Paradinha BAR e Conveniência.
 
Em pé: Vacil, Nilson, Tide, Badico, Luis Henrique, Elton, Hamilton e Melo e Salvador Arraes. Agachados: Carlos Henrique, Serginho Africano,  Mario Silva, Renatinho e Gatinha. 
América que jogou e venceu: Nilson, Melo, Elton, Luiz Henrique e Gatinha; Hamilton, Mario Silva, Badico depois Paulo Cesar depois Saulin e Carlos Henrique; Renatinho depois Evair e Serginho Africano.


Goiás que so posou para foto no segundo tempo quando túlio Maravilha já tinha deixado o campo de Jogo. 

Goiás jogou e perdeu com: Kleber, Wilson, Wladimir, Richard e Jorge Batata; Dalton, Marçal, Wallace e Luvanor; Niltinho e Túlio depois Cacau.

Detalhe: a vitória do Leão ajudou ao Goiatuba a chegar à liderança da competição. Ao fim do primeiro turno as duas equipes, Goiatuba e o Goiás, fizeram um jogo de desempate para decidir o título, com o Goiás vencendo por 2x1.



Vencer o Goiás sempre foi complicado, em 83 anos o Leão só teve esse triunfo em mais duas oportunidades além da relatada aqui: em 23/03/58 - América 2x1 - João Vilela e 03/08/88 - América 1x0 João Vilela. Ao todo são: 35 J / 3V / 6E / 26D e 19GP / 84 GC. Números do site Futebol de Goyaz e suas historias.

Um comentário: