sábado, 4 de março de 2017

Últimas 05/03/2017! Parabéns América de Morrinhos pelos 80 anos de vida!!!!!!!

Em 1937 nascia em uma sexta-feira dia 05 de Março o América de Morrinhos, como o futebol conquistava o país naquela época, e em nosso município não era diferente, tendo como inspiração o América mineiro de onde veio o nome e as camisas iguais, porém o verde dava lugar ao vermelho o clube Morrinhense foi dos primeiros a surgir no estado, seis anos depois do CRAC de Catalão e 27 dias antes do Atlético Goianiense, clubes que logo após criariam a FGD que depois se tornaria FGF, ao lado de clubes que nem existem mais, surgia assim o Leão do Sul que hoje completa 80 anos de fundação. Seu primeiro presidente foi Dr. Guilherme Xavier de Almeida com registro foi em 1951.

1956-O clube finalmente inaugura seu estádio, o João Vilela, com esforços da Comunidade liderada por José Eleutério Filho “o Loló”.

1957-Comandado por Loló e Rosquinha entre outros craques o América é campeão goiano após vencer o Ipiranga de Anápolis (campeão de Anápolis) e Atlético-Go (campeão da Capital), porém para a FGF o campeão é o Atlético-Go que na verdade foi campeão apenas do torneio que reunia clubes de Goiânia. O América foi campeão do interior ao vencer o Rio Verde por isso disputou a competição.

1970-A era Deobaldo Pereira, disputa a série “A” pela última vez tendo ele como grande jogador, 1971 e 1972, disputa à seletiva e não consegue voltar, clube passa a disputar partidas amistosas até ano 1980.

1981- O clube volta às atividades no futebol com João Cherubim Bueno na presidência, porém ele renuncia e Hélio Junqueira assume e começava a ali a historia do maior dirigente do clube, até 1984 o clube disputa a segunda divisão sem sucesso.

1985-Com João Serafim zagueiro campeão pelo clube em 1957 agora como treinador o América volta à série “A” depois 14 anos, a equipe foi vice-campeã da segunda divisão. Hélio Junqueira era o presidente da equipe.

1986- O clube vai mal e conhece o seu primeiro rebaixamento da era profissional.

1987-Lição de casa o time joga uma série B quase perfeita sofre apenas uma derrota e é campeão e retorna a elite.

1989-O Clube tem a melhor safra na base, comandado por Borrachinha, com jogadores de Morrinhos: Anicesio, Aldinho, Boi, Melão, Banana entre outros o clube é o quarto colocado no campeonato de juniores.

1993- Em 1993 o clube é rebaixado mesmo terminando 16ª colocação, a frente de Anapolina 17ª e Ceres 18º, regulamento previa que apenas América, Anápolis, Caldas, CRAC, Goiânia, Jataiense, Luziânia e Quirinópolis seriam rebaixados, independentemente de quais suas posições na tabela geral. Regulamento aprovado um ano antes, porém o Leão Mostra força e vira a mesa, José Novato dos Santos era então presidente.


1994- 8º Colocado fase de classificação.  4ª colocado do grupo com cinco equipes. A melhor equipe que vi jogar.

1997- A campanha é ruim, e o Leão é rebaixado à segunda divisão, com a novidade no regulamento onde as três últimas equipes são rebaixadas, contra a Aparecidense a partida termina aos 37 minutos após o América ter cinco jogadores expulsos, Nilton Junqueira era o presidente, o clube seguiria até 2004.

2004-(infelizmente não tenho foto desse time)O América chega ao fim do poço, sem dinheiro o clube entrega a responsabilidade a empresários, que fazem a pior campanha do time profissional, são noves jogos, 36 gols sofridos um empate e oito derrotas, sendo uma delas por 10 a zero para o Goiânia, o clube é rebaixado à terceira divisão e cheio de dividas fica inviabilizado até 2012.

2012- O Clube retorna ao futebol profissional, o presidente é Celisvaldo Inácio, Impulsionado por Niltinho Junqueira em provar que o clube é viável sim.
2013-O Clube é vice-campeão da terceira divisão e retorna a série B onde está até hoje, o presidente é Niltinho Junqueira que permanece no cargo até hoje.

2015- O Clube perde em minha opinião os dois maiores nomes de sua história: José Eleutério Filho “o Loló” e Hélio Junqueira.

2016-Clube comemora 80 anos.

* Quem foi o melhor jogador? Bill com passagens por Vasco da Gama, Atlético-Go, Vila Nova, Goiás entre outros, Marcus Vinicius ex-jogador do Grêmio, Palmeiras e Sport, Melo excepcional meia, Melo lateral direito ex-jogador do Botafogo RJ, entre tantos outros quem foi o melhor, seria injusto de minha parte escolher um, por isso aqui registro que em 1991 Renatinho, o Renato Monteiro me deu de presente a primeira vitória sobre o Goiás que eu me lembre (antes o clube já havia ganhado do clube da capital) tive uma das tardes mais felizes de minha vida, um a zero foi jogo, é o gol foi de Renatinho e regravado em fatos por Rodrigo Alves, ouçam aqui como foi o gol.



* Pouco se sabe de 1937 a 1950, dessa data adiante posso dividir o América em eras: 1956 a 1970 a era Loló (foto), 1970 a 1972 a era Alacir Bolão, 1973 a 1980 a era da volta ao amador com Glênio Borges jogando e presidindo, 1981 a 1996 a era Hélio Junqueira, 1997 a 2016 a era de Niltinho Junqueira, tudo isso sem esquecer de Mauro de Carvalho grande dirigente do clube que nos deixou, que o Leão possa voltar à série A em 2016, fazer o torcedor de Morrinhos acreditar de novo no futebol profissional com credibilidade  e ter muitos anos de vida e novas eras, feliz aniversário América de Morrinhos, o verdadeiro Leão do Sul.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário